Plano de volta às aulas presenciais terá três fases

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O retorno às atividades pedagógicas presenciais na rede municipal de ensino será gradual e no formato híbrido, conforme disposto na Portaria 0049/2021 publicada pelo Governo, por meio da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).

A retomada acontecerá em três fases, intercaladas por intervalos de 15 dias, mas para qualquer avanço será considerado o cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor. Conforme calendário escolar, no dia 3 de agosto, os servidores retomam as atividades nas unidades de ensino e, no dia 4, os alunos.

Na primeira fase do plano de retorno das atividades presenciais, voltam às aulas o pré-II (Educação Infantil), os 5ºs anos (Ensino Fundamental) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmentos, totalizando 4.705 alunos. Deste total, 2.725 estão matriculados no pré-II, 1.926 no 5º ano e 54, na EJA.

Pesquisa feita por solicitação da Semed às unidades de ensino, junto às famílias, aponta que 38% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental retornarão às aulas presenciais. O índice chegou a 42% entre os alunos do pré-II.

“Nosso plano assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais. A todos, nós iremos continuar oferecendo um ensino de qualidade”, afirmou a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon.

A segunda fase do plano de retomada das atividades presenciais está prevista para o dia 16 de agosto, contemplando as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I (8.744 alunos).

Para a terceira e última fase, serão inseridas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com 7.615 educandos, e o pré-I (4 anos), que abriga 2.454 alunos.

Ainda conforme a Portaria 0049/2021, o atendimento às turmas de 0 a 3 anos (Educação Infantil), permanecerá no modelo remoto, com a possibilidade de retorno gradual às aulas presenciais.

De acordo com Sidnéia, as atividades presenciais serão retomadas seguindo medidas de proteção à comunidade escolar, sobretudo aos alunos, funcionários, professores e demais profissionais da Educação.

Ela contou que a Semed prepara um Guia de Volta às Aulas para ser entregue aos alunos, assim como os gestores estão sendo orientados a destinar momentos para o acolhimento socioemocional da comunidade escolar.

“Nesse momento, é preciso praticar, mais do que nunca, a empatia, pois todos, mais ou menos, fomos impactados pela Covid-19 e precisamos desse acolhimento”, defendeu a titular da Secretaria.

O plano de retomada, elaborado pela Semed, por meio das Diretorias de Ensino e Apoio à Educação Básica, dispõe ainda que nas atividades pedagógicas presenciais, a princípio, a carga horária diária será composta por três horas/aula, com a presença do aluno na unidade de ensino, e duas horas/aula por meio remoto.

Considerando a possibilidade de revezamento semanal, a carga horária referente à semana em que o aluno não estiver presente na unidade de ensino, será computada à semelhança das atividades pedagógicas não presenciais, remotas.

“Nossa programação respeita a carga horária dos professores”, assinalou Sidnéia.

Caso o número de alunos que optarem pelas atividades pedagógicas presenciais exceda a capacidade da sala de aula, devem ser adotadas medidas de revezamento semanal por turma, respeitando as normas de distanciamento entre as carteiras e a mesa do professor, conforme estabelecidas em legislação.

Avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem são metas da Semed na retomada das aulas presenciais

A retomada das atividades presenciais na rede municipal de ensino contempla um Plano de Recuperação da Aprendizagem Escolar, como revelou a secretária de Educação de Uberaba, professora Sidnéia Zafalon.

Por meio da Diretoria de Ensino, a Secretaria de Educação (Semed) fará uma avaliação diagnóstica, com objetivo de verificar o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades trabalhadas nas atividades pedagógicas não presenciais.

Segundo Sidnéia, as ações devem considerar tanto as lacunas apresentadas por ocasião da avaliação diagnóstica quanto as situações em que os alunos apresentaram dificuldade de prosseguimento escolar, devido à falta de acesso às atividades propostas ou situações de vulnerabilidade.

O plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais também contempla os alunos com necessidades de atendimento educacional especializado e com distúrbios de aprendizagem. Eles serão atendidos na unidade de ensino em que estão matriculados, no contraturno do ensino regular, de forma individual, como informou a Diretoria de Apoio à Educação Básica, por meio do Departamento de Educação Inclusiva.

A diretora Maria Inez Pucci de Martino Prata explicou que o atendimento será presencial e os pais e/ou responsáveis legais por esses educandos poderão optar por levá-los ou não à unidade de ensino.

Mesmo procedimento valerá para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especializadas, ofertado pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei). Ainda de acordo com Maria Inez, os assistentes sociais que atuam no Departamento de Educação Inclusiva e os profissionais do projeto Escola e Família retomarão com as atividades presenciais em atendimento às demandas das unidades de ensino.

As atividades desenvolvidas pelos Grupos de Liderança também voltarão para o modelo presencial, observando os protocolos de biossegurança. Chefe do Departamento de Arte e Cultura, ao qual os grupos estão ligados, Cinara Guimarães destaca que as oficinas de dança, teatro, artes visuais, inglês, música, entre outras, ocorrerão no contraturno, nas unidades educacionais.

Alunos dos Grupos de Liderança também deverão ser autorizados pelas famílias para participarem das atividades presenciais.

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