Previous
Next

PMU acompanha assinatura do decreto do programa Gás para Empregar

Compartilhe este post

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, acompanhou a assinatura do decreto que consolida ações do programa Gás para Empregar, do Governo Federal. O evento aconteceu nesta segunda-feira (26), em Brasília, e, de acordo com Rui, o decreto facilita os investimentos para a canalização do gás natural ao interior de São Paulo e Uberaba.

O decreto vai permitir um avanço para aumentar a oferta de gás natural e, consequentemente, diminuir o preço ao consumidor final. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o decreto será possível aumentar a disponibilidade de gás natural para a produção nacional de fertilizantes nitrogenados, produtos petroquímicos e outros setores produtivos, reduzindo a dependência externa de insumos estratégicos para as cadeias produtivas nacionais.

O gás natural serve como matriz energética para produção de vários produtos, como os fertilizantes. Quando existe a oferta de gás natural é possível baratear o custo da produção, se tornando mais competitivo em comparação com o mercado externo. Por exemplo, uma metalúrgica que passa a usar o gás natural, o produto dela fica mais barato e assim consegue ser mais competitiva. Portanto, com o gás em Uberaba, empresas serão atraídas para o município.

Segundo a prefeita Elisa Araújo, com este novo passo, a implantação do Polo Gás Químico e de Biocarburantes em Uberaba poderá contemplar empresas interessadas em investir em diversos empreendimentos, tais como fábricas de fertilizantes nitrogenados, de biodiesel, de metanol, de eteno – estireno, o gasoduto de transporte e até uma termelétrica de cogeração. “Esse é mais um avanço para Uberaba. Com o gás, teremos mais autonomia e novas empresas, gerando empregos, renda e, claro, movimentando a economia”, ressaltou a chefe do Executivo.

Rui Ramos destacou que a assinatura do decreto coroa um trabalho que vem sendo realizado há quase dois anos. “O decreto vem para regulamentar as questões relacionadas ao gás. E nós estamos prontos para receber os investimentos. Recentemente fomos contemplados com uma área doada pelo governador Romeu Zema, portanto, já temos o espaço. E agora vai depender, na prática, após a publicação do decreto, da operacionalização dessas medidas, sobretudo quanto ao preço do gás”, explicou Rui.

O secretário comemorou a assinatura do decreto e destacou que essas são ações que deverão acontecer em médio e longo prazo. Com o secretário, também estava na solenidade o diretor da Aciu, Marco Túlio Rodrigues da Cunha, o presidente do Conselho Consultivo da Aciu, Anderson Cadima, o ex-ministro Anderson Adauto e o gerente de Negócios na Invest Minas, Renato Ferraz.

Confira outras notícias: