PMU promove encontro nesta sexta para falar da saúde do homem

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Preocupado com a saúde dos servidores, o Governo Municipal organiza encontro para falar da saúde do homem, nesta sexta-feira (12), no anfiteatro do Centro Administrativo, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro começa às 9h, com a participação do médico urologista Luciano Pousa Cartafina. Ele falará aos presentes (representantes das várias pastas) sobre “Os cuidados necessários à saúde do homem”.

De acordo com Cartafina, muitos homens esperam por sinais e sintomas, como dificuldade de urinar, infecções urinárias, levantar várias vezes à noite para urinar, entre outros, para procurar um médico. Mas, na maioria das vezes, o câncer de próstata não tem sintomas no início.

Dados do especialista, que atua no Hospital Hélio Angotti, e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que 18% dos cânceres em homens estão na próstata e indicam que 98% dos cânceres descobertos ainda dentro da próstata têm cura. Os dados também apontam: o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.

O Inca informa haver 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Por isso são preconizados exames aos homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade. Esse público está mais propenso à doença. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto.

No dia 5 de novembro houve a primeira ação, com palestra do médico urologista Guilherme Frederico Cardoso Alves, falando também sobre o tema. Desta vez, para funcionários da Secretaria de Saúde.

Confira outras notícias: