PMU realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com foco na educação e orientação no trânsito de Uberaba, serão realizadas até o final da semana várias ações pelos agentes de segurança pública atuantes no Município

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Seção de Educação no Trânsito, iniciou nesta segunda-feira (20), as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá até o próximo sábado (25), com a promoção de várias ações em conjunto com outros órgãos de segurança pública, secretarias e autarquias ligadas à administração. A abertura aconteceu na sede da SDS, que fica na Praça Jorge Frange, e contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, do secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, autoridades e representantes de vários órgãos de segurança pública atuantes em Uberaba, dentre outros convidados, que seguiram as recomendações de distanciamento e uso de álcool em gel.

A abertura foi realizada pelo chefe da Seção de Educação no Trânsito, Fabiano Sene, que explicou a importância das ações em prol de um trânsito mais seguro e anunciou as atividades que serão realizadas juntamente com crianças em idade escolar.

“O nosso objetivo é reduzir os índices de acidentes de trânsito que acontecem diariamente na cidade e, muitos, por falta de conscientização dos motoristas e pedestres que desrespeitam as leis, infelizmente! Essa é a primeira ação realizada presencialmente. Para isso, temos que tomar todos os cuidados possíveis para preservar a saúde de todos os envolvidos”, explicou Sene.

Ele ainda acrescentou que este ano as ações estão mais focadas nos ciclistas e motociclistas. “Devido ao cenário atual, o número de condutores de motos e bicicletas cresceu muito e, por isso, essa atenção especial.

Ao longo da semana iremos realizar várias ações em pontos diversos na tentativa de conscientizar motoristas e pedestres de maneira geral”, explicou o chefe da Seção de Educação no Trânsito.

Logo em seguida a palavra foi passada ao secretário de Defesa Social, Glorivam Bernardes. “Ficamos satisfeitos quando vemos a comunidade envolvida em projetos como este que visa a conscientização para um trânsito mais seguro. Essas ações preventivas são necessárias, até porque o mesmo trânsito que nos leva ao trabalho, à escola e a outros lugares é o mesmo que tira tantas vidas, muitas vezes por imprudência”, destacou o titular da pasta.

Ele ressaltou que, em Uberaba, diariamente, é feito um intenso trabalho de fiscalização através da Guarda Municipal, da Seção de Fiscalização de Trânsito, da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Civil, Seção de Educação no Trânsito e demais agentes ligados aos órgãos públicos de segurança.

De acordo com a prefeita Elisa Araújo, o momento é importante para chamar a atenção da comunidade em busca de transformar a cultura de motoristas e pedestres em prol de trânsito mais seguro.

“Essa ação é importante e precisa ser de forma perene, construída dentro da cultura e da educação da nossa sociedade. Este trabalho, principalmente os realizados com crianças em idade escolar, deve ser feito durante todo o ano”, disse a prefeita destacando o trabalho que será realizado com a missão de transformar crianças em miniagentes de trânsito. A ideia, de acordo com a equipe realizadora do projeto, é que eles, através de um bloco de notificações de trânsito, projetado exclusivamente para os alunos de escolas públicas ou privadas, possam aplicar penalidades lúdicas a serem “pagas” pelo infrator.

“Essa ação foi muito inteligente e interessante para promover o engajamento principalmente deste público tão importante que são as crianças. Elas nos ensinam muito e no momento em que elas se sentirem agentes desta transformação passarão a monitorar a conduta dos motoristas (pais ou responsáveis). A partir dessas ações, teremos um futuro pautado na promoção de um trânsito mais seguro”, enfatizou a prefeita.

Confira outras notícias: