Prefeitura reabre Mata do Ipê nesta terça, Dia da Árvore; confira a programação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para comemorar o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21), o Governo Municipal, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), estará envolvido em atividades de educação ambiental e reforço na arborização urbana. Além da reabertura da Mata do Ipê, com plantio de 50 mudas repassadas pela Bravo Serviços Logísticos Ltda., também serão plantadas mudas doadas pelo Viveiro Municipal ao 67º Batalhão da Polícia Militar. Por fim, serão plantadas mudas doadas a Uberaba pela San Marco Veículos no Parque das Acácias (Piscinão).

O evento de reabertura da Mata do Ipê, fechada durante a pandemia, começará às 8h30 com as presenças da prefeita Elisa Araújo, o CEO da Bravo, Marcos Vilela Ribeiro, e autoridades. Todas as medidas sanitárias e de distanciamento serão obedecidas, inclusive com medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.
Fechada à visitação pública desde o final de 2019, a Mata do Ipê passou por revitalização pela atual gestão, envolvendo não apenas a Semam, mas também a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras. O local estará aberto ao público a partir desta terça-feira (21) ao meio-dia. O funcionamento do parque será de terça a domingo, entre 7h e 16h.

A Bravo Logística repassou 300 mudas ao Município, sendo que 50 serão plantadas por 25 colaboradores da empresa, dentro da Mata. São amoreiras, goiabeiras, jabuticabeiras, pitangueiras, perobas, jasmim-manga e jequitibás. “O nosso compromisso com a comunidade está além dos muros da empresa. Estamos sempre firmando parcerias para contribuir e unir forças em prol de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e com princípios sociais”, disse o executivo.

De acordo com o biólogo Paulo César Franco, cada colaborador da Bravo vai plantar duas mudas, a partir das quais ele receberá informações a respeito das suas características biológicas, repassadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. A prefeita e demais autoridades plantarão uma muda cada.

No último inventário realizado na Mata do Ipê foram amostrados 700 espécimes, sendo a maioria de espécimes nativos. Foram identificados 61 gêneros, distribuídos em 35 famílias botânicas, sendo as mais relevantes: Piperaceae, Annonaceae e Fabaceae. “Temos algumas espécies que se destacam por suas características, tais como o pau-rei, gameleira, tamboril, jequitibá e jatobá”.

Confira outras notícias: