Poço profundo do conj. Uberaba I é colocado em operação pela Codau

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Poço profundo, localizado no Centro de Reservação (CR-11) do conjunto Uberaba I, voltou a operar de forma definitiva esta semana, após a conclusão das sequências de manutenções corretivas. Agora, ele volta a contribuir com o abastecimento da região nordeste da cidade, ampliando a capacidade de reservação do CR-11.

Os técnicos de empresa contratada recolocaram, a uma profundidade de 438 metros, os 142 tubos e eixos, além do conjunto motobomba, após uma longa etapa de manutenção com o içamento das peças, desde o mês de fevereiro.

A direção lembra que neste prazo foram várias etapas vencidas, como a necessidade de fabricação de equipamentos específicos para a retirada das peças danificadas, realização de duas filmagens internas para descobrir a situação da bomba e dos filtros. Além dos atrasos por conta da pandemia em Araraquara (SP), cidade sede da empresa terceirizada da manutenção.

“A expectativa de retornar à vazão inicial do poço não foi atingida. Apenas 50% dela. Mas vamos operá-lo de forma monitorada para ainda realizar, com equipamentos específicos, ajustes nos níveis dinâmico e estático. E isso poderá propiciar uma melhor performance, aumentando sua vazão. E se for preciso, no começo de 2022, no período chuvoso, contrataremos serviço especializado para limpeza e desobstrução de incrustações que são formadas com o tempo nos pré-filtros e filtros, instalados na base do poço. Essas ações poderão gerar um resultado melhor, mas desde já o poço está contribuindo para o abastecimento do reservatório”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O CR-11 atende a região nordeste da cidade onde estão bairros como Tita Rezende, Josa Bernardino, Cidade Nova, Antônia Cândida, Lourdes, Manoel Mendes até o Residencial 2000.

Confira outras notícias: