Previous
Next

Prefeita Elisa media reunião com prefeitos para falar sobre a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, conduziu, nesta quinta-feira (12), a Assembleia da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. O encontro virtual reuniu prefeitos e presidentes das associações das quatro microrregionais do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba.

O objetivo do encontro é a reativação da agência que promove a união das lideranças para o fortalecimento das ações regionais no desenvolvimento dos municípios mineiros e atração de investimento.

A reunião contou com integrantes da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que está subdividida nas microrregiões de Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Araxá, Ituiutaba, Frutal e Patrocínio. Juntas formam o grupo de 70 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, organizado em quatro associações: Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap); Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar).

“Esses encontros são essenciais para falar sobre o desenvolvimento econômico das regiões e elencar prioridades em ações como a de infraestrutura das estradas, agronegócio e o turismo das regiões que vão impactar em todos os municípios se estivermos unidos”, afirmou a prefeita que estava acompanhada do assessor de Assuntos Regionais do Gabinete, Caio Presotto e da secretária executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria.

Elisa reforçou a importância da união entre os municípios, destacando a participação de Uberlândia, representada pelo prefeito Odelmo Leão. O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, também participou do encontro. Entre os assuntos abordados durante a assembleia, estavam a adesão dos novos municípios, próximas ações desenvolvidas pelo grupo e o levantamento das demandas.

Participaram da assembleia os prefeitos de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis; de Pirajuba, Airton Alves – Gauchinho; de Água Comprida, Alexandre de Almeida Silva – Marola; de Planura, Antônio Luiz Botelho – Tuniquim Botelho; o de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida Filho; a de São Gotardo, Denise Abadia Pereira; o de Lagoa Formosa, Edson Machado de Andrade – Didi; o de União de Minas, Geová Tomaz de Almeida; o de São Francisco de Sales, Gilmar Aparecido Leonel Souto; a de Conceição das Alagoas, Ivaina Reis de Oliveira; o de Pratinha, John Wercollis de Morais; de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva; o de Prata, Marcelo Xexéu; o de Pedrinópolis, Rafael Ferreira; o de Campo Florido, Renato Soares de Freitas; o de Itapagipe, Ricardo Garcia; a de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro; o de Gurinhatã, Wender Luciano Araújo Silva e o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo – o Baguá. O gerente da Regional Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito, também participou do encontro.

Agência – A Agência de Desenvolvimento Econômico foi criada em 2018 e estava com as atividades paralisadas desde junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro encontro técnico direcionado às prefeituras da região, com o tema ‘Linhas de Crédito da Habitação e quais os rumos pós pandemia’.

Confira outras notícias: