Previous
Next

Prefeita entrega chaves da UPA do Mirante para a SEU; unidade abrirá as portas para atendimento ainda em janeiro

Compartilhe este post

Na manhã desta sexta-feira (29), a prefeita Elisa Araújo, acompanhada pela secretária de Saúde, Valdilene Rocha, e do secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho entregou as chaves da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Humberto Ferreira (UPA do Mirante), após conclusão da obra de reforma, à Sociedade Educacional Uberabense (SEU), atual gestora da unidade.

Na oportunidade a chefe do Executivo destacou o trabalho de todos os envolvidos, agradeceu a parceria com a Câmara Municipal e com a SEU. “Esse é um momento importante, porque trabalhamos para entregar um equipamento com qualidade para nossa comunidade. Essa unidade reformada vai trazer segurança tanto para os profissionais, quanto para os usuários. O Programa Saúde Avança Mais mostra nossa preocupação em vencer todos os desafios na assistência com a qualidade que a população merece”, destacou a prefeita Elisa Araújo.

O presidente da Sociedade Educacional Uberabense, Marcelo Palmeiro, pontuou o trabalho que já é realizado pela gestora das UPAs. “Os desafios são grandes e nossa experiência nos auxilia nesse momento. Vamos trabalhar para atender as expectativas.
O compromisso é mostrar a melhor maneira de atender e acolher as pessoas que buscam os serviços de saúde”, disse ele.

“Esse é um momento muito esperado por toda comunidade e região de Uberaba. Essa unidade representa muito. A Câmara Municipal acompanhou toda obra; tivemos que ter paciência, pois entendemos que esse espaço precisava de uma reforma completa para ofertar para todos um local mais acolhedor. Agora, aguardamos a entrega à comunidade, após a execução de todos os trâmites necessários que serão realizados pela SEU”, destacou o presidente da Câmara, vereador Fernando Mendes.

“A prefeita decidiu pela ampla reforma, porque uma contratação emergencial naquele momento, apenas permitiria a troca do forro da unidade que foi danificado com a tempestade, enquanto o imóvel apresentava danos anteriores à chuva. Uma obra extremamente importante e complexa, em que dentre tantas obras, conseguimos duplicar a capacidade de captação de água e escoamento, assim como realizar revestimento na parte externa com placas cimentícias para segurar a umidade. Na parte externa foi realizada a repaginação na praça, até para que ela ficasse mais acolhedora. Recapeamos e sinalizamos as proximidades da UPA e estamos entregando hoje para incorporação dos processos assistenciais”, explica o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho.

A obra da UPA do Mirante, danificada após temporal na cidade, teve sua ordem de serviço assinada em maio deste ano com a Tridel Construtora. O investimento total na reforma é de R$ 2.922.161,59, recursos do duodécimo da Câmara Municipal de Uberaba, doado para a recuperação, e também provenientes do acordo para compensação pelo rompimento da barragem de Brumadinho, além de emenda parlamentar do então deputado federal Aelton Freitas, por intermédio do vereador Luizinho Kanecão, e ainda: com aditivo de 30%, visando às melhorias indispensáveis para o bom funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento.

O serviço incluiu novas instalações elétricas, reforma do forro, paredes, banheiros, portas, janelas, alambrado, pintura, entre outras intervenções, além de adequações para prevenção contra incêndio e para acessibilidade, assim como a instalação de câmeras de monitoramento.

A Unidade será inaugurada em janeiro de 2024, após conclusão da etapa de incorporação, que se segue à entrega das chaves. Nesta etapa serão realizados testes de estanqueidade nas redes de gases medicinais, instalação de tanques de O2, testes de consistência e levantamento radiométrico dos equipamentos e áreas de raios-x, além de instalação e calibragem dos equipamentos. Também serão distribuídos mobiliários, entre outras medidas.

A entrega das chaves foi acompanhada pelos vereadores Luciene Fachinelli (2ª vice-presidente da Câmara), Pastor Eloisio (2º secretário), Alessandra Piagem, Anderson Dois Irmãos e Baltazar da Farmácia, além de secretários municipais e servidores da Saúde.

Confira outras notícias: