Executivos da operadora aeroportuária espanhola Aena, que assumiu o aeroporto Mário de Almeida Franco em Uberaba, nesta segunda-feira (13), estiveram reunidos com a prefeita Elisa Araújo apresentando os projetos de melhorias para o local, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros.
A Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros e planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal, dos atuais 1.500 metros quadrados para 2.900 metros quadrados. A superfície disponível na sala de embarque será seis vezes maior que a atual, enquanto a área pública será cinco vezes maior.
Segundo o presidente da empresa no Brasil, Santiago Yus, desde que assumiram a operação do aeroporto à 0h, já estão sendo trabalhadas melhorias a curto e médio prazos. “Queremos fazer a maior transformação da história, com previsão de finalizar em 2026”, disse.
A prefeita Elisa colocou as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, de Defesa Social, de Serviços Urbanos e Obras e de Planejamento, além da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), à disposição da empresa para buscar investimentos visando ao entorno do aeroporto e às questões de segurança.
“Tenho certeza de que vocês vão se surpreender com o desenvolvimento de Uberaba nos próximos cinco anos, pois vamos colher muitos frutos do que está sendo plantado hoje”, disse a prefeita, salientando que a cidade tem atraído muitos investidores, especialmente por conta da sua localização.
A chancela da Unesco como Geoparque, que deverá sair em 2024, trará incremento ao turismo, uma vez que ganhará visibilidade mundial.
Participaram da reunião, além do presidente da Aena, o diretor de relações institucionais, Marcelo Bento, o diretor de rede, Juan Guinoza, e do terminal aéreo, Guilherme Zapola. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete da prefeita, Caio Pressoto e a diretora de Turismo, Feiras e Evento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Maria Aparecida Basílio.