Previous
Next
Previous
Next

Prefeitura Aqui terá Transitolândia, displays para descarte correto de materiais e doação de adubo orgânico

Compartilhe este post

Neste sábado, das 8h à 12h, acontecerá a 4ª edição do Prefeitura Aqui, realizado pelo Governo Municipal, que leva à comunidade dos bairros Cartafina e Vila Esperança diversas atividades. As equipes das Secretarias se mobilizam para garantir informações, ações, atendimentos e prestação de serviços específicos inerentes à Pasta.

Nessa edição, a Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Defesa Social (SDS), vai promover uma dinâmica com as crianças para mobilidade ativa. Será instalada uma “Transitolândia” na praça da Avenida Rosa Maria Frange. O local terá sinalização e serão disponibilizados
patinetes elétricos e bicicletas que se integrarão com os pedestres que estiverem no local.

De acordo com a secretária da Seplan, Isabella Nascimento, as ações que têm sido promovidas pela Pasta durante o Prefeitura Aqui são iniciativas de humanização dos espaços públicos, a partir da visão das crianças. “Como o Plano Diretor tem uma visão da cidade nos próximos 30 anos, a criança precisa ser protagonista até de uma política pública. Isso porque ela será o adulto de amanhã, e se ela tiver o sentimento de pertencimento, amor pelo espaço público de sua cidade, ela vai querer valorizar e cuidar, ampliando, assim, as possibilidades do fortalecimento desse cidadão”, disse.

Sesurb – A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras vai disponibilizar displays para descarte correto de materiais. Os visitantes poderão levar lâmpadas, baterias e pilhas para ser devidamente recolhidas, com destinação correta.  

Os visitantes poderão conhecer, por exemplo, o processo de reciclagem do material descartado pela construção civil. Após ser colocado nas caçambas, a empresa terceirizada da PMU faz a separação do material que volta a ser matéria-prima para o setor. Nesse caso, alguns produtos dão mais consistência na edificação.

É de responsabilidade da Sesurb os tapa-buracos e recapeamentos asfálticos, manutenção de prédios e espaços públicos, como praças, canteiros centrais, rotatórias, dentre outros.

Os cemitérios municipais são geridos pela Secretaria, e no Prefeitura Aqui a comunidade poderá tomar conhecimento das documentações necessárias para solicitar termo de concessão (escritura) da sepultura e para autorização de reforma dos túmulos. Para abrir qualquer processo administrativo, o agendamento pode ser feito por meio do site uberaba.mg.gov.br/facilitatudo.

A equipe do Departamento de Iluminação Pública da Sesurb vai levar ao evento modelos das luminárias das vias públicas de vapor de sódio e de LED para que o cidadão conheça de perto tanto a capacidade quanto as vantagens dessa modernização. Vale lembrar que somente no primeiro semestre de 2022 foram instalados aproximadamente 200 novos pontos de luz na cidade, em torno de 14 ruas. Uberaba já tem mais de 49 mil pontos modernizados com luz de LED, sendo 98% do parque luminotécnico em 24 Unidades de Planejamento e Gestão (UPGs), nas quais foi dividido o Município. Até o final do ano serão modernizados em torno de 4 mil novos pontos, completando quase 100% de pontos de luz.

Semam – A Secretaria de Meio Ambiente dará orientações dos serviços prestados, além de disponibilizar o Termo de Doação de Mudas para que os interessados possam retirar junto ao Viveiro Municipal. Além disso, será doado o substrato, que é um adubo orgânico produzido no local, a partir da massa verde que a Sesurb e a Celminas recolhem após as podas e supressões de árvores na cidade.

Confira outras notícias: