Previous
Next

Prefeitura coloca concurso e entrega de duas escolas como destaques no balanço das ações de 2023 da Educação de Uberaba

Compartilhe este post

O ano de 2023 foi marcado por significativos avanços e realizações da Secretaria de Educação (Semed). Dentre as diversas iniciativas implementadas, como a homologação do concurso público com a oferta de 875 novos cargos efetivos e a aprovação do Plano de Carreira para os profissionais do magistério, a Semed ainda contabiliza obras, manutenções e entregas de novas unidades escolares, aumento no número de vagas para alunos, parcerias e implementação de novos projetos e programas.

A valorização do servidor foi um dos destaques de 2023. Os profissionais do magistério, que já haviam recebido o reajuste de 33,24% no piso da categoria durante a gestão Elisa, tiveram mais 14,95% de reajuste ao piso salarial e aumento de 25% no tíquete-alimentação. Os coordenadores pedagógicos também receberam adequações de 30% nos seus salários.

Com o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), a Semed realizou um repasse às unidades escolares na ordem de R$ 5 milhões, o maior já praticado na história do programa. As unidades receberam duas parcelas fixas do benefício e uma parcela complementar, de acordo com critérios que envolviam pontualidade e transparência na prestação de contas e cumprimento do pacto de metas e resultados satisfatórios na avaliação diagnóstica.

Na área de infraestrutura, a Semed entregou mais duas novas unidades escolares: o Cemei Profª. Joana Darc Campos de Oliveira, no Recreio dos Bandeirantes, e o Cemei Monsenhor Juvenal Arduini, no Antônia Cândida, totalizando quatro unidades escolares entregues durante o governo Elisa. Em construção, estão os Cemeis Mônica Rodrigues do Nascimento, no Jardim Copacabana, João Gilberto Ripposati, no Alfredo Freire II, Prof. Antônio Bernardes Neto, no Girassóis IV, Hildo Totti, no Rio de Janeiro e a nova sede do Cemei Maria Rosa de Oliveira, no Parque das Américas. A Semed ainda está investindo na construção de quadras poliesportivas, coberturas de pátio e áreas recreativas, além de reformas e ampliações, nas unidades de ensino da rede, principalmente neste período de recesso escolar.

No primeiro semestre de 2023, algumas unidades de ensino receberam vistorias do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) e foram certificadas pela excelência no serviço prestado. Por mês, são servidas, em média, 931 mil refeições em toda a rede municipal de ensino; nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o número de refeições por mês é de 86,3 mil. O custo total com a alimentação na rede municipal gira em torno de R$ 25 milhões por ano.

Como forma de reforçar o atendimento da demanda do transporte escolar, a Semed ainda adquiriu quatro vans e quatro ônibus adaptados para atender alunos cadeirantes, com deficiência física ou dificuldades de mobilidade da rede municipal. A Semed realiza o transporte de cerca de 6 mil crianças por dia, que são acompanhadas via sistema tecnológico, que monitora por GPS, as rotas e frota de veículos do transporte escolar no Município. Ainda sobre o uso de novas tecnologias, a Pasta se consolidou mais conectada com a distribuição de chromebooks educacionais para uso dos alunos dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, por meio do programa “Aprender pra Valer”, que adiciona um sexto horário na grade curricular da rede municipal. Já o programa federal “Internet Brasil” distribuiu 1,7 mil chips de internet banda larga móvel para 11 unidades de ensino como forma de fomentar a inclusão digital aos estudantes e suas famílias.

A Secretaria de Educação realizou a maior edição do Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro, em outubro do ano passado. Com o tema “Criatividade e Sustentabilidade na construção da Educação para o futuro”, o evento ofereceu palestras, apresentação de trabalhos, seminários, rodas de conversa e reuniu participações especiais, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa e o filósofo e jornalista Clóvis de Barros, assistidos por um público recorde de forma presencial e online.
Segundo levantamento da Pasta, as 77 unidades escolares, dentre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), atenderam aproximadamente 28,7 mil alunos, registrando um aumento gradativo de centenas de matrículas desde o início das aulas em fevereiro. Além disso, a Pasta acolhe, hoje, mais de 5,3 mil servidores – número que registrou alta, no ano passado, com as 649 novas convocações ao longo do ano. Neste mês, 386 aprovados no concurso público do magistério foram convocados para assumir seus respectivos cargos no início do ano letivo. Outros 1.645 contratos foram renovados para o exercício do ano de 2024.

Para o secretário de Educação, Celso Neto, o ano de 2023 foi de resultados positivos. “Estamos conseguindo disseminar a política da transparência e da mudança. É um trabalho constante que tem sido realizado de forma excepcional por toda a equipe da Semed. Estamos avançando e esse é o caminho para transformar a Educação de Uberaba para valer”, declarou.

Confira outras notícias: