A Superintendência de Transporte da Prefeitura de Uberaba realiza, frequentemente, ações orientativas nos Terminais do Transporte Público. Com a proximidade das festas de fim de ano e o esperado aumento no fluxo de pessoas, essa iniciativa será intensificada nos próximos dias.
A superintendente de Transporte, Daniela Arantes, contou que uma parceria, proposta pela Guarda Civil Municipal, com a Superintendência, Centro Integrado da Mulher (CIM) e Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres vai somar esforços para conscientizar os usuários do transporte público sobre diversos temas. “As equipes, devidamente uniformizadas e identificadas, abordarão assuntos como assédio ou importunação nos ônibus, prevenção contra furtos e roubos, cuidados com pertences pessoais, como bolsas, celulares e carteiras, além de ressaltar a importância da atenção devido ao aumento do movimento nesse período. Também reforçaremos os contatos da GCM”, relatou.
Os fiscais dos terminais também abordarão o tema do respeito aos assentos preferenciais no transporte público, regulados pela Lei Federal 14.626/2023 que assegura prioridade no transporte coletivo para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e de mobilidade reduzida.
Daniela Arantes enfatizou a importância do respeito aos assentos prioritários, convidando todos os cidadãos a desempenharem seu papel na promoção de uma convivência inclusiva e respeitosa na sociedade.