Sebrae Minas lança 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Foto: Pituca Ferreira

Durante um mês, 20 restaurantes concorrem com suas receitas produzidas com carne e leite Zebu

Com o objetivo de auxiliar a retomada econômica de empresas dos setores de bares, restaurantes e eventos, foi lançado nesta quinta-feira (29) o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. Durante um mês, 20 restaurantes participarão de uma competição culinária com pratos produzidos especialmente para o evento, utilizando carne e leite de gado bovino Zebu.

Ao todo, 50 bandas vão se apresentar no evento, realizado pelo Sebrae Minas; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu); Prefeitura de Uberaba; Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (Amee); Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e pelo Projeto Geopark Uberaba.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acredita que este seja o pontapé para a retomada econômica no município e um incentivo à cultura. “Estamos tendo a chance de alavancar esses setores tão primordiais para nossa economia e o turismo”, afirma.

O festival será encerrado nos dias 27 e 28 de novembro, com uma grande festa no Mirante Uberaba – Parque Netinho Guaritá, com shows de artistas locais e atrações nacionais, como Wilson Sideral e Sandra de Sá.

Consultoria especializada – Para que os participantes pudessem conseguir resultados ainda mais positivos durante os dias do evento, o Sebrae Minas disponibilizou consultores, que compartilharam dicas sobre gestão financeira, e levou um chefe de cozinha aos estabelecimentos para auxiliar os empresários na formulação e apresentação do prato e na construção do cardápio.

“Estamos trabalhando a base. Oferecendo todo o apoio em termos de gestão para os participantes, para que possam aproveitar o Festival e alcançar os resultados esperados, como o aumento do faturamento”, frisa a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.

A sócia-idealizadora do restaurante Laboratório 96, Leti Rezende, está animada com a iniciativa, principalmente porque veio em um momento de crise para o setor. “É uma oportunidade para nós, donos de bares, nos conectarmos, fazermos ações em conjunto e termos uma divulgação ampla de nossos negócios.”

O festival – O público do festival poderá conhecer as receitas produzidas pelos 20 restaurantes participantes e votar em seus pratos preferidos. A competição se encerra no dia 24 e os restaurantes vencedores serão anunciados no dia 28 de novembro, finalizando o festival. A premiação acontece no dia 13 de dezembro, no Parque Fernando Costa. Quem prestigiar o evento, além da gastronomia, também terá a oportunidade de assistir a apresentações musicais.

O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba tem como patrocinadores master a Itaipava e a ABCZ, além do patrocínio da TV Integração e Sicoob Credimed e parceria institucional da CNC, pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicomério Uberaba. A iniciativa também conta com o apoio do Convention Bureau, Fiemg, Cigra, CDL, Contur, Circuito Turístico Rota do Triângulo e Sesi Minas.

Confira a lista de estabelecimentos participantes no Instagram do evento.

Confira outras notícias: