Previous
Next

Secretaria de Saúde promove palestra sobre Saúde do Homem, sexta, na UniFACTHUS

Compartilhe este post

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, promove, na sexta-feira, 10, palestra com o tema “Saúde do Homem”. Voltada aos profissionais da saúde, a palestra será ministrada às 8h, no anfiteatro do Centro Universitário de Talentos Humanos – UniFACTHUS. O urologista Daniel Pinheiro conduzirá o encontro.

A prevenção ao câncer de próstata e a conscientização sobre a necessidade de cuidados com a saúde do público masculino são intensificadas no Novembro Azul.

O médico urologista da SMS, Daniel Pinheiro, destacou que entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade e o histórico familiar. “A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, após avaliação médica de todos os fatores de risco para a doença, como hereditariedade, faixa etária e etnia, pois o homem negro tem mais chances de desenvolver o câncer de próstata após os 40 anos”, informou.

O especialista também destacou que o estilo de vida pode contribuir para aumentar os fatores de risco, por exemplo, o uso do tabaco, álcool, sedentarismo e a obesidade, dentre outros. “Mudanças para hábitos mais saudáveis ajudam a reduzir os fatores de risco”, explicou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país.

“A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para avaliação. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames a partir dos 45 anos”, ressaltou Daniel.

Ele ainda destacou que as unidades básicas de saúde são a porta de entrada para o acompanhamento com equipe multiprofissional. “É necessário que se procure ajuda profissional para avaliação geral a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas aparentes, para a realização dos ajustes na programação de vida mais saudável, caso seja necessário”.

Confira outras notícias: