Previous
Next
Previous
Next

Secretaria do Meio Ambiente continua com atividades de educação ambiental essa semana

Compartilhe este post

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5, equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou na manhã desta segunda-feira (6), em parceria com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), a segunda Trilha Ecológica Urbana com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Uberaba. Outras atividades estão programadas ao longo do mês.

O titular da Semam, Edno César da Silveira, abriu a atividade fazendo preleção sobre o meio ambiente, bem como o papel e a responsabilidade que cada um, em especial os jovens estudantes, têm na preservação e conservação dos recursos naturais, começando dentro de casa, com atitudes simples tais como, a separação adequada do lixo, reciclagem e economia de água.

A caminhada teve início na Praça Parque das Cidades, em frente ao Praça Shopping Uberaba, seguindo pelo Parque Linear João Gilberto Ripposati até o Parque Netinho Guaritá – Mirante Uberaba, finalizando  no Parque das Barrigudas.

Durante o trajeto foram abordados temas de relevância socioambiental, como mata ciliar, descartes irregulares, abastecimento e uso racional dos recursos hídricos, arborização urbana, entre outros. As informações recebidas serão multiplicadas com os colegas que não estiveram presentes na trilha, assim como com os familiares.

Com o objetivo de engajar os  jovens nos debates e políticas ambientais do município de Uberaba, o secretário convidou alunos e professores para participarem, como ouvintes, das reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental APA do Rio Uberaba.
Para realizar as trilhas, a Semam contou a participação da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, o que garantiram a segurança de todos. 
Toda a programação, que será desenvolvida ao longo do mês em comemoração à data, é organizada e coordenada pela Seção de Educação Ambiental da Semam. De acordo com a chefe do setor,  Victória Caroline Silva das Virtudes, muitas outras atividades vão acontecer, com apoio e parcerias da Codau, do Praça Shopping Uberaba, da FMC Química do Brasil Ltda. e do restaurante de fast food McDonald’s.

Confira outras notícias: