Previous
Next

Acidez Urbana – Jorn. François Ramos

Compartilhe este post

Pois é…
Moradores de condomínio de alto padrão, localizado às margens da Avenida Filomena Cartafina, estão na bronca com a CEMIG. No último final de semana eles ficaram 12 horas sem energia elétrica. Pode se dizer que experimentaram um pouco do que é a rotina daqueles que residem no bairro vizinho: Recreio dos Bandeirantes. Por lá as interrupções no fornecimento se tornaram constantes e a demora para restabelecer virou regra.


Normal
Aliás, a demora da CEMIG e de sua terceirizada, a Celminas, em restabelecer o fornecimento de energia, seja qual for o motivo da queda, hoje faz parte da rotina de praticamente toda a cidade de Uberaba. Tanto que, em sessão plenária recente, vários vereadores teceram críticas à ineficiência das empresas no atendimento às demandas do consumidor.


Cobrança
O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Mendes (foto), inclusive, questionou de forma dura a falta de investimentos e o tratamento dispensado aos clientes pela concessionária de energia elétrica. Samuel Pereira, Cleomar Barbeirinho, Elias Divino, China, Tulio Michelli e Rochelle Gutierrez também “entraram de sola”. Uma audiência pública deve acontecer em breve para discutir possíveis soluções para as críticas da população quanto à má prestação de serviço da CEMIG em Uberaba.

        Foto: Divulgação/CMU


Saúde
Vive-se hoje um momento no qual o esporte se tornou importante referência para a saúde, especialmente entre os mais jovens. Neste contexto, as artes marciais e as lutas ganharam novos papeis sociais, sendo consideradas como atividade como lazer, de aperfeiçoamento da aptidão física, autodefesa, e prática desportiva, mas acima de tudo, podem ser associadas a um estilo de vida que é conduzido por certos valores sociais, dentre os quais a responsabilidade, o caráter, a disciplina e o respeito pela vida.


Qualidade de vida
Estudos mostram que as vantagens de se praticar uma arte-marcial incluem o respeito pelas regras e pelas pessoas, melhora da autoestima e da autoconfiança, desenvolvimento do controle das emoções. Trata-se de um estilo de vida que proporciona melhora da coordenação motora, acondicionamento de reflexos, alívio de tensão, controle de ansiedade, integração social, coragem, agilidade e resistência à dor. Contudo, não é uma opção desportiva acessível para todos, em especial para aqueles em vulnerabilidade socioeconômica.

Ponto
Neste sentido, um belíssimo trabalho de inclusão vem sendo desenvolvido pelo pessoal do projeto Esporte e Vida (fotos), no qual pessoas comprometidas com o bem-estar social, dentre os quais estão Adriano, Luciano, Marcelo e Raimundo, dedicam seu tempo a ensinar Jiu-Jitsu gratuitamente para crianças (a partir de 4 anos), adolescentes e jovens, do bairro Rio de Janeiro e comunidades vizinhas. Dali já saíram alguns campeões e outros estão a caminho. No próximo dia 14/12 acontece a solenidade de troca de faixas. Parabéns a todos os envolvidos!

      Arte: François Ramos


Covid-19
Falando em saúde, ela não se garante apenas com a prática de esportes. A Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizou a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. Pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos, a partir dos 12 anos, desde que tenham recebido a última dose de imunizante há, no mínimo, seis meses, já podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para colocar a imunização em dia.              

Ele não!
Jair Bolsonaro (PL) passou vergonha em Buenos Aires. O ex-presidente tentou sair na foto oficial do presidente da Argentina, Javier Milei, com os chefes de Estado presentes na posse que ocorreu em Buenos Aires ontem (10/12) e acabou sendo barrado após manifestações de outros presidentes sul-americanos.


Mentira?!
O ex-secretário de Comunicação e aliado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten negou que o ex-presidente tenha sido barrado. Contudo, ao que tudo indica, o veto foi motivado pelos Luis Lacalle Pou, do Uruguai; Santiago Peña, do Paraguai; Daniel Noboa, do Equador; e, Gabriel Boric, do Chile, que disseram ao cerimonial que a presença de um ex-chefe de Estado na foto não seria apropriada.


Ela sim!
Prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) acertou em cheio com a decoração natalina das praças e parques municipais. Há muito tempo os uberabenses não viam a cidade tão bonita. As praças Dom Eduardo, Carlos Gomes, Magalhães Pinto e a da Igreja Nossa Senhora da Abadia, têm atraído centenas de visitantes diariamente.

    Foto: Reprodução/Facebook

Novo
A primeira entrevistada da série que a Coluna Acidez Urbana está desenvolvendo para que os uberabenses possam conhecer melhor as novas lideranças políticas da nossa cidade foi a petista Patrícia Melo. Se você não leu ainda…vale a pena conferir: https://www.folhauberaba.com.br/acidez-urbana-jorn-francois-ramos-24/ . Em breve a Folha Uberaba veiculará o bate-papo com mais um dos nomes potenciais para governar Uberaba. Aguarde!


E agora?
A votação do projeto do governador Romeu Zema para adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), prevista para acontecer amanhã (12/12) vai ser complexa. Cerca de 11 partidos apoiam a proposta. Outros 11 são contra. O governo de 38 votos garantidos (precisa de 39).


Visita
Vereador Luizinho Kanecão recebeu na manhã de ontem (11/12), no Paço Municipal, os alunos da Escola Municipal Boa Vista. Na oportunidade os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a Sala JK, o Salão Nobre e outros espaços históricos da Câmara Municipal de Uberaba. Ao final, eles foram conduzidos pelo parlamentar ao Plenário e aprenderam um pouco mais sobre a função do Poder Legislativo e a dinâmica das votações de assuntos de interesse da cidade.

    Foto: François Ramos

Frase
“O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes.”
(Leandro Flores)

Confira outras notícias: