Codau implanta melhorias no esgotamento sanitário do Vallim de Melo

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) está realizando obra de infraestrutura do esgotamento sanitário no Vallim de Melo para melhorar as condições ambientais deste bairro e de outros do entorno.

Está em andamento a substituição de um trecho de emissário de esgotos que há muito tempo necessitava de intervenção para eliminar os impactos negativos da sua estrutura já danificada.

O emissário em obras é o que capta os dejetos dos bairros Vallim de Melo e Gameleira I e II e ainda recebe as contribuições de mais três Estações Elevatórias de Esgotos – a do Chica Ferreira (que recebe os esgotos também dos loteamentos Alves Valim e Ipanema); a do Jd. Alvorada ( que concentra dos esgotos do Jd. Liberdade, Maracanã e Antônio Caiado) e EEE do Res. Rio de Janeiro (que bombeia os esgotos do Isabel de Nascimento e Rio de Janeiro), totalizando assim uma carga de 11 bairros da região sudeste de Uberaba. Este emissário, que é uma tubulação mestra, está conectado a um interceptor já existente, que leva todo este volume para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Hugo Rodrigues da Cunha.

Estão sendo trocados 200 metros do emissário que passa agora para um diâmetro maior, de 400 para 600mm. Os antigos tubos estavam muito comprometidos, com a canalização saturada e apresentando diversos vazamentos. “A substituição é para sanar todos os problemas de desconformidade pelos mais de 30 anos de uso do emissário. A obra está sendo realizada em ritmo acelerado e será concluída nos próximos dias”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: