Conferência aprova três deliberações de segurança pública do Comseg nesta terça-feira

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg) teve início nesta terça-feira (23), no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. A conferência, realizada das 8h às 12h, se encerra nesta quarta-feira (24). Forças de segurança pública presentes expuseram um diagnóstico da produtividade das instituições no município de Uberaba nos últimos dois anos. O objetivo é destacar os indicadores de produtividade, bem como anseios e dificuldades para que possam ser criadas metas dentro da gestão pública municipal e formatação do Plano Municipal de Segurança Pública.

O vice-prefeito de Uberaba e presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal, Moacyr Lopes, durante a abertura da conferência, ressaltou o trabalho realizado este ano e o cumprimento integral do calendário de reuniões ordinárias anuais do Comseg. “É graças ao esforço de todos que conseguimos realizar todas as atividades deste ano, como estabelecer a estrutura do Comseg, restabelecer o Fundo de Segurança Pública, a reestruturação da Central de Fiscalização de Penas Alternativas (Cefipa) junto ao Tribunal de Justiça e a estruturação da Defesa Civil Municipal com novos equipamentos e uma viatura nova pick up 4×4 cabine dupla”, relatou.

A formação da Comissão de Prevenção de Incêndios e Crise Hídrica, ações para a estruturação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ações para o estabelecimento de termos de cooperação com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), as ações em prol do restabelecimento da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Uberaba e a própria conferência em realização também foram citadas como atividades do Conselho neste ano de 2021.

Participaram do primeiro dia do evento a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Socioeducativo de Uberaba, Guarda Civil Municipal, vereadores da Câmara Municipal de Uberaba, secretários, presidentes da Administração Indireta e representantes da Sociedade Civil Organizada e Clubes de Serviços, bem como a comunidade em geral.

Para o dia 24 de novembro, no momento final da conferência, será discutido o Plano Municipal de Segurança Pública de Uberaba. A prefeita Elisa Araújo realizará o encerramento do evento.

Deliberações – O secretário executivo do Comseg, coronel BM Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, abordou três questões deliberativas do Conselho, que precisam de aprovação em reunião ordinária para serem realizadas. A primeira foi o pedido de autorização para acolhimento de pedido da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres para o Comseg arcar com os custos da impressão de material educativo sobre violência doméstica em 2022; aprovação da localização da área de 11 mil metros quadrados para doação à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do Município; enquanto a terceira é a aprovação para acolhimento de recurso na ordem de R$100 mil, oriunda da Câmara Municipal de Uberaba, para projetos na área de segurança pública e combate à violência contra a mulher. As três deliberações foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros.

Confira outras notícias: