Previous
Next

Rádio Câmara está no ar e deve ser inaugurada com programação local em fevereiro de 2024

Compartilhe este post

A Rádio Câmara 94.7 FM, que integra o sistema de comunicação do Legislativo Municipal (RTC – Rádio e TV Câmara), está no ar em caráter experimental desde o dia 23 de outubro. A emissora está em fase de testes, retransmitindo o conteúdo da Rádio Câmara Federal. A autorização chegou por meio de documento enviado pela Rede Legislativa de Rádios e TVs Municipais, após a Câmara atender todos os requisitos necessários.

Dentro do projeto desenvolvido pelo Departamento de Comunicação, atualmente sob a gestão do presidente Fernando Mendes, o veículo está devidamente licenciado e com a documentação regular para operar. O processo de implantação do estúdio já teve início, com montagem dos equipamentos, que deve ser concluída em aproximadamente 30 dias.

Algumas adequações na torre de transmissão estão sendo finalizadas, com ajustes técnicos. Quanto a programação local, a mesma está sendo organizada, mas deve permanecer em caráter experimental, com a retransmissão da Rádio Câmara Federal, por cerca de três meses.

A rádio, com programação local, deverá ser inaugurada em fevereiro de 2024, logo após o recesso do início do ano. Atualmente, está operando com 100 watts, mas em aproximadamente 40 dias vai passar a operar a 4 mil watts. A intenção é de que o sinal atinja toda a cidade de Uberaba e zona rural, mas a abrangência poderá ser ainda maior na região.  

 O objetivo da RTC é transmitir as ações do Legislativo, bem como outras informações, sem fins lucrativos, conforme determina a Lei. O diretor do departamento de Comunicação, Paulo Garcia, adiantou que a programação ainda está sendo fechada, mas terá conteúdo diversificado, como músicas e programas jornalísticos e prestação de serviço.  

Durante a sessão no Plenário da Câmara esta semana, o vereador Samuel Pereira lembrou que em 2009 esteve no Ministério das Comunicações, acompanhado do então vereador João Gilberto Ripposati, onde solicitaram um sinal local para a TV Câmara, que até então alugava um horário na TV Universitária, assim como, para a Rádio Câmara. Um processo que iniciou com o então presidente Lourival dos Santos, passou por Elmar Goulart, Luiz Dutra e Ismar Marão, sendo que, inclusive, este último, deixou as verbas necessárias para o projeto, ao sair do cargo ao final de 2022.

Samuel também lembrou que a rádio era um sonho do ex-vereador Ripposati, falecido em 11 de setembro de 2020, vítima da Covid-19. Na época ele cumpria mandato como vice-prefeito.

O presidente Fernando Mendes fez questão de ressaltar que fez o compromisso com o ex-presidente Ismar Marão, de dar continuidade aos projetos, pois quando assumiu a presidência da Mesa Diretora, todos os equipamentos para a rádio já haviam sido adquiridos. “Nós cumprimos a missão, que sirva de exemplo para todas as pessoas que estão na vida pública e pegam as coisas em andamento”, afirmou Fernando.

O presidente também enalteceu a participação de Samuel, que junto com Ripposati, se empenhou em buscar as concessões. Para Fernando, o serviço é de extrema importância para a cidade. “É através dos canais de comunicação que podemos externar o que acontece na Casa, fazer chegar nas residências das pessoas e nos rádios tudo o que acontece no Legislativo, levando informações para a população”, afirmou.

O chefe do Legislativo fez questão de lembrar a finalidade da Rádio Câmara. “Nós não estamos criando uma rádio concorrente com as emissoras existentes na cidade. É um direito termos uma rádio própria, do Legislativo, e ser exclusiva para isso, como acontece com a TV Câmara. Agora temos mais uma ferramenta para o vereador e o Legislativo mostrar o que fazemos aqui, a atuação de cada parlamentar”, concluiu.

Confira outras notícias: