Uberaba adere a programa de incentivo à aprendizagem profissional

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, assinou, nesta terça-feira (23), o termo de adesão ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!. A cerimônia foi realizada no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), com a presença de promotores e juízes da Infância e Juventude e representantes de cidades da Comarca de Uberaba que também aderiram à iniciativa.

O objetivo do Descubra! – cooperação interinstitucional que congrega esforços de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais – é promover o acesso de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Para isso, é necessária a cooperação de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. O grupo prioritário são pessoas de 14 a 21 anos em cumprimento ou egresso de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados do trabalho infantil.

“Para nós, do Governo Municipal, é uma alegria participar desse projeto que visa o futuro dos nossos adolescentes e jovens. O incentivo aos jovens em situação de vulnerabilidade social precisa ser trabalhado com muita dedicação, com políticas públicas eficazes. É necessário oferecer a esses jovens oportunidades, e é isso que esse projeto faz”, comemorou Elisa. A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e a presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), Sônia Manzan, acompanharam a cerimônia.

O presidente do Grupo Agronelli e do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Paolinelli, e o analista do Sebrae Marcius Mendes assinaram os termos de adesão representando, respectivamente, as empresas e entidades formadoras signatárias. No mesmo evento, constituiu-se o comitê gestor local, composto pelos representantes das partes aderentes, como os municípios da Comarca que aderiram ao programa.

Conforme o titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, a Comarca é a primeira do interior a implantar a iniciativa. “Esse programa tem abrangência estadual e está em fase de interiorização. É uma conquista implantá-lo em nossa Comarca. É a efetivação do direito à profissionalização, que tem previsão constitucional”, frisou o juiz.

Estiveram presentes a vereadora Rochelle Gutierrez, o responsável pela interiorização do Descubra!, juiz Gustavo Moreira, o promotor de Justiça em Belo Horizonte e representante do comitê do programa na capital, Márcio Rogério de Oliveira, o coordenador regional das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma, e outras autoridades.

Confira outras notícias: